Com um orçamento de US$ 90 milhões de dólares de financiamento, cerca de R$ 450 milhões de reais, está próximo a execução do projeto das obras do PROMOBIS - Projeto de Mobilidade Integrada que conecta os municípios da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí e tem como premissa a aplicação de soluções inovadoras para transformar a matriz de deslocamentos na região.
O trânsito na região litorânea é intenso em diversas épocas do ano, e na temporada de verão, só aumenta. O crescimento e desenvolvimento regional, contribui para um olhar atento às mudanças necessárias para que o tráfego regional, não se torne ainda mais conturbado.
O projeto deve contemplar três frentes distintas, cada uma contribuindo para uma mobilidade mais eficiente e ecologicamente responsável: um sistema de Transporte Coletivo Regional interligando os 11 municípios da AMFRI com veículos elétricos e reurbanização de vias, o túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes, e a Mobilidade Ativa em Balneário Camboriú, por meio do Programa Caminhos do Mar.
Túnel sob o Rio Itajaí-Açu que ligará Navegantes a Itajaí / Foto: AMFRI Divulgação
De acordo com a comissão responsável, as primeiras obras devem ter início no segundo semestre de 2025. Já a execução do túnel, por se tratar de algo mais complexo, será em 2026, com previsão de conclusão e início da operação para o fim de 2029.
Sem dúvida, este projeto mudará para melhor o cenário da mobilidade urbana e intermunicipal na região do litoral norte e arredores, contribuindo muito para uma melhor qualidade de vida e servindo de alavanca para continuarmos no caminho da valorização e crescimento econômico regional.
Projeto Túnel sob o Rio Itajaí-Açu que ligará Navegantes a Itajaí / Foto: AMFRI Divulgação